Dica do Porto Alegre 24 Horas: Parque da Pedra do Segredo – Caçapava do Sul – RS – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Variedades

Dica do Porto Alegre 24 Horas: Parque da Pedra do Segredo – Caçapava do Sul – RS

Publicado há

em

Guaritas Caçapava do Sul Brasil / Foto de Valerio Pillar/Flickr

O Parque da Pedra do Segredo faz parte de uma região de serras com vales profundos e rochas enormes conhecidas como “Guaritas”. Estas formações são resultado de milhares de anos de erosão, de chuva e de vento e entre elas está a Pedra do Segredo que dá nome ao parque e possui 3 cavernas em seu interior. A Caverna da Escuridão com 60 metros de extensão atravessa a pedra e dá acesso a sua parte mais elevada; O Salão das Estalactites, a mais ampla das 3 e a “Percival Antunes”, assim nomeada em função do seu descobridor, está a uma altura de 90 metros e possui uma visão ampla de toda a região.

Segundo uma lenda local estão enterradas nestas cavernas os restos mortais do guerreiro indígena Sepé Tiarajú, considerado santo popular e declarado “herói guarani missioneiro rio-grandense” por ter liderado a resistência dos Sete Povos das Missões contra tropas espanholas e portuguesas, na chamada Guerra Guaranítica, de 1753 a 1756.

Horário:

No verão, aberto de quarta-feira à domingo até às  20h.  No inverno, aberto até às 17h.

O parque fecha nas segundas-feiras e dias de chuva.

A Pedra do Segredo, que deve o nome às suas cavernas e labirintos, é  um conjunto de cerros formado por conglomerados e arenitos ferruginosos, que possui aproximadamente 100 metros de altura.

Para chegar ao local, siga pela RS 357 que liga Caçapava do Sul a Lavras do Sul. O trajeto de 04 Km, é asfaltado,  após, deve-se entrar à direita na localidade da esquina do segredo, e percorrer mais 05 Km de estrada de chão batido. Tempo total até o local, aproximadamente 20min.

O local é imperdível para os amantes da natureza e é muito procurado por alpinistas e montanhistas. As pedras gêmeas assemelham-se a duas cabeças de gorilas de rosto colado. O pôr do sol visto do alto da pedra é um espetáculo de grande beleza.

A pedra possui três cavernas:

– A primeira caverna, denominada “CAVERNA DA ESCURIDÃO”, tem início em um túnel com extensão de 60 metros que atravessa a pedra e chega a sua parte mais elevada. Só uma pessoa munida de lanterna poderá percorrê-la, porque os gases deletérios apagam as velas, fato que a crendice popular atribui aos espíritos que guardam supostos tesouros jesuíticos.

– A segunda caverna chamada “SALÃO DAS ESTALACTITES”, é a mais ampla de todas e está localizada, um pouco além do túnel escuro.

– A terceira e última caverna, recebeu o nome de seu descobridor: “PERCIVAL ANTUNES” está a uma altura de 35 metros, possui uma visão incrível da região. Muito usada como ponto de partida para escalada e rapel.

O Parque da Pedra do Segredo é uma Unidade de Conservação, portanto, possui algumas normas:

-Nada pode ser retirado do parque, como amostras vegetais, animais e/ ou minerais.

-Durante a caminhada deve-se fazer o máximo de silêncio, para que os animais silvestres não sejam prejudicados. Os mesmos já estão sendo visualizados em trilhas com os turistas, desde pequeno até grande porte.

-O parque não oferece trilhas noturnas.

-É proibido fumar e ingerir bebidas alcoólicas nas trilhas.

-É proibida a entrada de animais domésticos.

loading...
Patrocínio

Para você

Patrocínio
Patrocínio