Demhab começa a pagar bônus-moradia para moradores da avenida Tronco
Connect with us

Notícias

Demhab começa a pagar bônus-moradia para moradores da avenida Tronco

Publicado há

em

Créditos da foto da notícia: Foto: Guilherme Almeida.

Cinco meses após a retomada das obras na avenida Tronco, segue o processo de reassentamento das famílias que precisam deixar suas casas para que a duplicação da via seja concluída. A retomada foi possível graças às negociações da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal para remanejar cerca de R$ 15 milhões de recursos do financiamento das contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (BNDES/CPAC) para o pagamento de bônus-moradia a aproximadamente 195 famílias na avenida Tronco, liberando o canteiro de obras.

De acordo com o diretor-geral adjunto do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Emerson Correa, a previsão é de que em abril de 2019 todas as famílias estejam com o bônus-moradia encaminhado. “As obras estão acontecendo normalmente, não há um impedimento, mas precisamos liberar o restante do espaço no trecho prioritário, que vai da rua Gabriel Fialho Camargo até a Rótula da Icaraí”, explicou.

Notícia Relacionada:
Por que ladrões estão roubando óleo de fritura usado

Conforme Correa, o Demhab já está iniciando o pagamento dos primeiros bônus, são pelo menos 15 encaminhados e 40 aguardam a documentação. As obras na região estavam paralisadas desde 2016. Em junho, quando as obras foram retomadas, o prefeito Nelson Marchezan Júnior enfatizou que não faltavam recursos para a conclusão desta etapa e declarou que a Prefeitura iria honrar os prazos. O percentual de execução é de 40%, conforme a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim).




Ainda de acordo com a Smim está sendo executada a conclusão dos serviços de pavimentação na parte de trás do Postão da Cruzeiro e na Rótula da Icaraí. “Neste momento, é necessário considerar o processo de reassentamento, que deve impactar o cronograma. A rótula da av. Icaraí tem previsão de entrega até final do ano”, informou a pasta por meio de nota.

Notícia Relacionada:
Usina do Gasômetro passará por maior reforma em mais de 90 anos

A extensão total das obras é de 5,65 km e a extensão já executada: 1,7 km. A previsão quando as obras foram retomadas era de que os trabalhos fossem finalizados em 24 meses, ou seja, em junho de 2020. Um dos moradores que está na espera do bônus-moradia é Adroaldo Ferreira Bandeira. Ele mora há 40 anos na região e está ansioso para saber o que vai acontecer. “Não entendi muito bem se vão precisar tirar minha casa ou só minhas garagens. Estou ansioso para saber, quero ver a avenida bonita”, afirmou.




O Demhab segue recebendo as famílias no escritório da avenida Tronco para definição dos trâmites legais. Desde o início das obras, pelo menos 1,3 mil famílias já foram reassentadas. O consórcio responsável pela obra é formado pela Construtora Pelotense e Toniolo Busnello.

Notícia Relacionada:
Porto Alegre pode ter recorde de mulheres concorrendo à prefeitura em 2020

Em setembro deste ano o processo de reassentamento das famílias da Tronco foi alvo da operação Pau Oco, da Polícia Civil, que apontou um esquema de fraude comandado por servidores do Demhab e também por moradores da região. A investigação apontou ainda que o grupo tentava enganar pessoas com menos instrução ou analfabetas, para desviar o recurso. (Jessica Hübler | Correio do Povo)

loading...
Patrocínio