DEMHAB aguarda decisão judicial para seguir realocando moradores da Vila Nazaré – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Notícias

DEMHAB aguarda decisão judicial para seguir realocando moradores da Vila Nazaré

Mais de mil famílias ainda precisam deixar o local para andamento das obras de ampliação do aeroporto.

Publicado há

em

Foto: Eduardo Beleske/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre aguarda o desfecho de um impasse jurídico envolvendo a remoção de aproximadamente mil e duzentas famílias da Vila Nazaré. Uma liminar concedida pela Justiça Federal, envolvendo o cadastramento dos moradores e a responsabilidade pelo reassentamento, travou o processo de transferência.

A medida é considerada importante para a continuidade das obras de ampliação da pista do aeroporto internacional Salgado Filho.

Mais de cem famílias já foram realocadas. Dois empreendimentos vinculados ao programa Minha Casa, Minha Vida estão sendo destinados aos moradores, mas existe uma resistência maior quanto ao conjunto habitacional Irmãos Maristas do bairro Rubem Berta.

O procurador-geral do Município, Nelson Marisco, defende que se dê prosseguimento ao reassentamento, ao menos, para as famílias interessadas em se mudar para a opção disponibilizada:

“Possibilitar para as famílias que querem se mudar para os empreendimentos, que se permita que essas famílias se acomodem. Até porque temos temor de invasão dos empreendimentos e aí sim, causar prejuízo e dano.”

A Procuradoria Geral do Município aguarda a decisão quanto à liminar, que está tramitando na 3ª Vara Federal de Porto Alegre. A expectativa é de que o impedimento seja derrubado e o processo de transferência das famílias retomado.

No dia 19 de junho, a prefeitura e a Fraport assinaram um acordo para que a empresa assuma obras complementares nos dois empreendimentos. O valor investido pode chegar a R$30 milhões. (Jônatha Bittencourt | Band)

Patrocínio

Para você

Patrocínio
Patrocínio