CPI que investiga gestão do prefeito Nelson Marchezan Junior pode começar na semana que vem – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Política

CPI que investiga gestão do prefeito Nelson Marchezan Junior pode começar na semana que vem

A ideia é que as reuniões aconteçam todas as quintas-feiras pela manhã.

Publicado há

em

Foto: Cesar Lopes/PMPA

Créditos da foto da notícia: Foto: Cesar Lopes/PMPA.

Os partidos e blocos da Câmara de Vereadores tem até a próxima semana para indicar os nomes dos 12 vereadores que irão compor a CPI que irá investigar a administração municipal.

A vontade do vereador Roberto Robaina do PSOL, que foi quem recolheu as assinaturas e, consequentemente, ficou encarregado de presidir a Comissão, é que os trabalhos comecem já na próxima semana. Roberto Robaina destaca a importância da instalação da Comissão:

“Uma comissão parlamentar não é uma coisa fácil de ser feita pois precisa de um apoio importante de vereadores, mas ela cumpre um papel fundamental. Os fatos são fatos e já são objetos de investigação seja da polícia ou do Ministério Público. A intenção é saber que tipo de relação e problemas o governo tem com esses fatos.”

Leia:
Damares denuncia 'comércio macabro' de vídeos de estupros de bebês no Brasil

A proporção é a seguinte: a cada 3 vereadores da legenda na casa, 1 pode ser indicado como integrante. Então, por exemplo, PSOL indica 1 – o próprio Robaina, PT indica outro – que, provavelmente, será Adeli Sell, NOVO indica 1 – que tem chances de ser o vereador Felipe Camozzato, assim como DEM, PDT E PP, que podem indicar 1 parlamentar cada. O bloco entre MDB e PSDB tem direito a indicar 2 nomes, assim como o bloco formado por PTB, Rede e PSC.

A Comissão Parlamentar de Inquérito irá trabalhar três das oito acusações que foram apontadas em um pedido de impeachment do prefeito Nelson Marchezan Junior. A eventual constituição ilegal do Banco de Talentos da cidade está entre elas. A ideia é que as reuniões aconteçam todas as quintas-feiras pela manhã. (Gabriela Plentz | Band)

Patrocínio