Conheça a história do bairro Santo Antônio – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Bairros Poa

Conheça a história do bairro Santo Antônio

Publicado há

em

Compartilhe 📣





O bairro Santo Antônio foi criado pela lei 2022 de 07/12/59, e seus limites são os bairros Partenon, Azenha e Medianeira.

Uma das ruas mais movimentadas do Santo Antônio, Vicente da Fontoura, antiga rua da Boa Vista fornece boa parte dos conhecimentos históricos sobre o bairro. Em suas imediações foi inaugurado, no ano de 1880, o Hipódromo Prado da Boa Vista. No período, estes locais eram um grande atrativo de lazer para os fins de semana, e vários deles possuíam inscrições gratuitas para a participação nas atividades, o que facilitava o acesso. A tradição gaúcha e a pouca oferta de outros meios de transportes tornavam atraentes as atividades que envolviam cavalos.



O bairro constituiu um dos mais claros exemplos de desenvolvimento a partir da margem de grandes vias, neste caso a estrada do Mato Grosso (atual Bento Gonçalves) e a antiga estrada de Belém (atual Oscar Pereira), com o bairro se situando entre estas duas avenidas. Seu nome diz respeito à igreja que foi construída no local destinado ao templo do Partenon literário (sociedade que deu origem ao bairro Partenon), no ano de 1880. Elo congregador da comunidade porto-alegrense, a Igreja Santo Antonio realiza anualmente, no dia 13 de junho, uma procissão em homenagem ao padroeiro do bairro. Esta manifestação religiosa tem contado, nos últimos 25 anos, com uma média de 10 mil pessoas a casa evento.

O bairro possui uma característica marcadamente religiosa, abrigando diversas instituições como a escola Rainha do Brasil, inaugurada em 1956, a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, inaugurada em 1986, e o Instituto Frei Pacífico, inaugurado no ano de 1955. Além dessas, temos o Colégio Lassalista Santo Antonio, que iniciou suas atividades no ano de 1913, sendo que a instituição se encontra no Brasil desde 1907.




95 Desde 1994 um pólo cultural tem movimento o bairro: trata-se do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, que possui todo o acervo documental produzido na municipalidade desde meados do século XVIII. O nome do arquivo é uma justa homenagem a um marcante intelectual da sociedade gaúcha e, dentro de sua biografia, citamos a Direção da Ospa; sua atuação no movimento gaúcho que gerou a Revolução de 1930 e, no ano de 1935, sua eleição como deputado estadual pelo PRL.

O bairro possui um considerável comércio local e uma rede de transporte bem estruturada. (PMPA)




Compartilhe 📣
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio