Conheça a história do bairro Sarandi – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Bairros Poa

Conheça a história do bairro Sarandi

Publicado há

em

Compartilhe 📣
  • 3
    Shares




Localizado na zona norte de Porto Alegre, o Bairro Sarandi faz a ligação da cidade ao litoral norte pela Auto-estrada Freeway. Antiga Várzea do Gravataí, o território que hoje compreende o bairro estava situado na sesmaria doada a Jerônimo de Ornellas e Menezes. No século XIX, a região do arroio Sarandi foi ocupada por estâncias de criação de gado, chácaras e tambos de leite. No início do século XX começa a ser povoada com maior intensidade, surgindo, também, plantações de arroz nas margens do Gravataí.

Após 1945, com a compra da Vila Caiu do Céu pelo Grêmio Football PortoAlegrense, que pretendia construir seu estádio, o prefeito Ildo Meneghetti iniciou o saneamento da zona, objetivando a construção de um bairro popular. Surgiu então a Vila Meneghetti, seguida pela Vila Leão, em 1952. Ainda nos anos 50, a Prefeitura Municipal e empresas particulares empreenderam planos de loteamento no bairro, sendo instaladas as Vilas Parque, Elizabeth e Minuano.




Com relação a sua população, o Sarandi é bastante heterogêneo, tanto no sentido étnico, quanto no religioso: a primeira igreja católica do bairro, São José Operário, foi construída em 1953, mas a região abriga hoje templos evangélicos e casas de religião afro-descendentes.

Atualmente o bairro Sarandi é um dos mais populosos de Porto Alegre. Há entre as vilas que compõem o bairro ocupações em processo de regularização. É uma região que dispõe de comércio e serviços, porém as atividades econômicas do bairro não absorvem a maioria da sua população. Por isso, boa parte de seus moradores trabalha nos bairros próximos como Cristo Redentor, Navegantes e Passo D’Areia, que concentram empresas de médio e grande porte. (PMPA)





Compartilhe 📣
  • 3
    Shares
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio