Conheça a história do bairro Petrópolis – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Bairros Poa

Conheça a história do bairro Petrópolis

Publicado há

em

Compartilhe 📣





A origem do Petrópolis remonta às primeiras décadas do século XX. Até esta data, o bairro tinha características rurais, com uma economia baseada na plantação de agrião, criação de gado, além de alguns tambos de leite.

Localizado em região de bela topografia, o bairro tornou-se famoso pelo clima ameno e sua abundante arborização. Até a década de 1930, a região era ponto de veraneio de algumas famílias de Porto Alegre, e ainda nesta década, realizavam-se no local manobras e exercícios militares.




Trata-se de um bairro bastante heterogêneo, que abriga pessoas de diferentes etnias, religiões e padrões sócio-econômicos. Os primeiros moradores do bairro tanto eram oriundos do interior do Estado, como famílias que residiam no centro da capital que, a partir da década de 1940, procuraram áreas mais afastadas para moradia.

O crescimento do bairro está ligado ao desenvolvimento do seu principal eixo viário, o antigo Caminho do Meio – atual Avenida Protásio Alves – que, atualmente, é uma das principais vias da Capital, com mais de 12 km.

Ainda nas primeiras décadas do século, são instaladas duas linhas de bondes na região, João Abbott e Petrópolis, o que motivou a criação de loteamentos de áreas na região, datando dos anos 20 o primeiro deles, realizado pela empresa Schilling Kuss e Cia. Porém, até 1950 a distância do Centro não valoriza economicamente o bairro; entretanto, a partir de investimentos em infra-estrutura, ainda no final desta mesma década, não só há uma elevação do padrão sócio-econômico do bairro, como também modifica-se seu perfil, com a 81 ampliação do comércio e de serviços. A expansão imobiliária também altera características da região, e são construídos edifícios residenciais e comerciais, aumentando a população no bairro.




A valorização imobiliária acaba por mudar o bairro, a partir da abertura da avenida Nilo Peçanha, na década de 1970, afastando os moradores mais humildes da região, que migram para os bairros como Vila Jardim, Bom Jesus e arredores.

Estão localizados no bairro alguns dos clubes mais conhecidos de Porto Alegre, como Grêmio Náutico União, que serve de lazer aos moradores da região e arredores e o tradicional Petrópolis Tênis Clube.

Atualmente o bairro Petrópolis é independente do centro da cidade, conta com um comércio ativo e variado, que se estende ao longo da Avenida Protásio Alves. (PMPA)




Compartilhe 📣
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio