Conheça a história do bairro Partenon – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Bairros Poa

Conheça a história do bairro Partenon

Publicado há

em

Compartilhe 📣
  • 214
    Shares




Este bairro foi criado pela Lei 2022 de 7/12/59, com limites ampliados no sentido leste, pela Lei 6572 de 08/01/90. Os bairros que se avizinham são: Vila João Pessoa, São José, Santo Antônio, Glória, Santana, Santa Cecília, Petrópolis, Jardim Botânico, Jardim do Salso, Jardim Carvalho e Agronomia.




O nome faz referência ao templo Partenon, localizado em Atenas, Grécia, que tinha por objetivo homenagear a Deusa Minerva. Em Porto Alegre, o nome Partenon foi adotado por um grupo de literatos, que criou a “Sociedade do Partenon Literário”, fundada no ano de 1868. Seus associados sonhavam construir ali uma réplica do Partenon Grego. Notícias da época dão conta que, em 1873, onde hoje é a Igreja Santo Antônio, nos altos da rua Luis de Camões, foi solenemente lançada a pedra fundamental do templo, que se manteve somente nessa inauguração. Na mesma conjuntura em que estava sendo planejado o Partenon, se estabelecia também um grande plano de urbanização e loteamento para a área, valorizando a natureza e o clima agradável da região. Em função de um acordo, o loteamento usufruiria do nome Partenon e a sociedade receberia parte do terreno a ser loteado, o que não aconteceu. Mas, em 1899, a sociedade se dissolve e doa seus terrenos a Santa Casa de Misericórdia. Afora este plano piloto, o loteamento recebeu outros impulsos para a sua urbanização, dentre eles o bonde que, apesar de levar mais de uma hora para completar o trajeto do centro ao bairro, facilitou muito a vida dos moradores da região.

75 Ainda no século XIX, o bairro tornou-se cenário do primeiro hospital psiquiátrico do Estado: 41 alienados inauguraram os pavilhões do Hospício São Pedro, que teve sua primeira pedra assentada no dia 02/12/1879, e foi inaugurado formalmente em 1884.




Atualmente, o bairro é cortado pela a Av. Bento Gonçalves, que se tornou uma das principais artérias da cidade de Porto Alegre, era conhecida por “Estrada do Mato Grosso”. Às margens desta avenida se desenvolveu uma ampla rede comercial, que vai de pequenos estabelecimentos a hipermercados reconhecidos nacionalmente. A mesma diversificação de oferta se dá também no que se refere à educação onde, na mesma avenida, encontramos desde escolas de segundo grau estaduais e particulares, até a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que inaugurou seu Campus em 1968, ocupando uma grande área dentro do bairro.

O Partenon tem com uma de suas marcas os grandes contrastes em termos residenciais, talvez em função de sua grande área, que perfaz 470 ha. Observa-se nele diferenças marcantes, como por exemplo, caracterizam as áreas da Intercap e a vila Maria da Conceição: a primeira possui belas praças, amplas ruas pavimentadas e arborizadas, com residências bem distribuídas no espaço e, em sua grande maioria, construídas em alvenaria, e a Conceição, possui casas distribuídas de acordo com as possibilidades do morro, geralmente construídas em madeira e com estrutura precária. (PMPA)





Compartilhe 📣
  • 214
    Shares
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio