Conheça cinco opções de investimento isentas do Imposto de Renda e que rendem mais que a poupança – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Economia

Conheça cinco opções de investimento isentas do Imposto de Renda e que rendem mais que a poupança

Publicado há

em

Compartilhe 📣
  • 169
    Shares

Créditos da foto da notícia: Foto: Reprodução.

A não incidência do IR (Imposto de Renda) costuma ser um dos principais atrativos oferecidos por algumas modalidades de investimento disponíveis no País, a exemplo da poupança, tradicionalmente a opção preferida pela maioria dos brasileiros.

Só que a poupança “nova”, criada em maio de 2012 por causa da redução da taxa Selic, proporciona um rendimento baixo, de 70% da Selic sempre que a taxa básica de juros fica abaixo de 8,5% ao ano.

Ou seja: o rendimento atual da poupança “nova” equivale a 4,55% ao ano. A poupança “velha” tem rendimento maior e o recomendado é não mexer nela.

Conhecedores do assunto indicam outros cinco investimentos também isentos de IR e que rendem mais que a poupança “nova”. Foram consultados André Anibal, especialista em finanças pessoais; Eduardo Cester, sócio do escritório de assessoria Investiu; e Fabiano Simões, assessor e coproprietário do escritório Patriarca Investimentos.

LCI e LCA




LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são títulos emitidos por bancos para financiar os dois setores da economia. Estão entre os principais investimentos isentos de IR. Mas existem discussões sobre a tributação do investimento. No final do governo Michel Temer, o ex-ministro da Fazenda Eduardo Guardia sugeriu a Jair Bolsonaro que comece a tributar essas letras de crédito.

CRI e CRA

CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e CRA (Certificado de Recebíveis Agrícolas) são títulos emitidos por instituições securitizadoras. Uma construtora que financie apartamentos em 15 anos pode querer o dinheiro antes. Ela tem a opção de vender às securitizadoras os recebíveis, ou seja, o direito de receber o valor dos clientes. A securitizadora emite os CRIs. Os investidores que compram os certificados estão, basicamente, emprestando dinheiro a essas construtoras. O mesmo acontece com o agronegócio.

Debênture incentivada

Essa modalidade consiste em títulos emitidos diretamente por empresas de infraestrutura, que usam o dinheiro dos investidores para financiar seus projetos.

Fundos de debênture incentivada

São investimentos que reúnem recursos de vários investidores nas mãos de um gestor, que decide onde aplicar. No caso dos fundos de debêntures incentivadas, os recursos são usados para comprar debêntures de projetos de infraestrutura.

Fundo imobiliário

Podem estar relacionados aos imóveis em si ou a produtos financeiros atrelados ao setor imobiliário, como a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e o CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários). São isentos de IR os que têm no mínimo 50 cotistas e são negociados na Bolsa de Valores. (O Sul)


Compartilhe 📣
  • 169
    Shares
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio