Confira como foi a última pesquisa Ibope divulgada neste domingo para o governo do RS – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Política

Confira como foi a última pesquisa Ibope divulgada neste domingo para o governo do RS

Publicado há

em

O Ibope divulgou neste sábado (27) o resultado da terceira pesquisa do instituto sobre o 2º turno da eleição para governador no Rio Grande do Sul. Eduardo Leite tem 57% dos votos válidos; José Ivo Sartori, 43%.

O levantamento foi realizado entre 25 e 27 de outubro e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

Sobre a pesquisa:

Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
Entrevistados: 1.806 eleitores
Quando a pesquisa foi feita: 25 a 27 de outubro de 2018
Registro no TSE: BR-02854/2018
Registro no TRE-RS: RS‐08166/2018
Nível de confiança: 95%
Contratantes da pesquisa: RBS Participações S.A.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos para mais ou para menos.




Presidência

Leia:
Governador destaca impacto econômico de implantação de free shops no Rio Grande do Sul

Nova pesquisa eleitoral, divulgada pela CNT/MDA neste sábado (27), mostra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 56,8 % dos votos válidos, contra 43,2% de Fernando Haddad (PT). O índices consideram os votos válidos, desprezando votos brancos e nulos, além de eleitores indecisos.

Na pesquisa que considera os votos totais, o candidato do PSL tem 48,5%, Haddad tem 37%. Outros 10,3% afirmam votar branco ou nulo e 4,2% estão indecisos.

Para 91,3% dos eleitores de Bolsonaro, o voto está definido. Entre os eleitores de Haddad, esse percentual é de 91,4%.

A pesquisa foi registrada no no TSE sob o número BR-06933/2018. Foram ouvidos 2.002 entrevistados em 137 cidades de 25 Estados, nos dias 26 e 27 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.




Apuração

Leia:
Reforma da Previdência passa a valer a partir de hoje

A divulgação da apuração dos votos para Presidente da República nas eleições 2018 somente terá início às 19h do horário de Brasília. O horário equivale ao encerramento da votação no Acre, às 17h do horário local. Junto com alguns municípios do Amazonas, o Acre será o último Estado brasileiro a ter as eleições encerradas, decorrente do fuso horário de duas horas para menos do horário oficial.

A medida não se aplica para os votos a candidatos ao governo dos Estados, que ocorrerão em 13 Unidades da Federação e no Distrito Federal, além das cidades que terão eleições suplementares para prefeito, após impugnação do mandato. Nesses casos, a apuração começará a ser divulgada após às 17h do horário local de cada Estado. No primeiro turno, os votos para deputados estadual e federal, além de senador, também foram divulgados em relação ao horário local de cada região.

Leia:
Deputada federal destinará quase R$ 500 mil em emendas para iniciativas de apoio à comunidade LGBTQI+ no RS

A medida do Artigo 239 da Resolução 23.554 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de dezembro de 2017, estipulou a regra tanto para o primeiro quanto para o segundo turno das eleições 2018. A iniciativa de igualar o horário de divulgação somente dos votos para Presidente serve para evitar influência nos votos de eleitores residentes em estados com fuso horário negativo em relação ao horário de Brasília. O horário de votação neste domingo ocorrerá das 8h às 17h do horário local.



loading...
Patrocínio