Condição climática do Estado deve melhorar na próxima semana – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Tempo

Condição climática do Estado deve melhorar na próxima semana

Representantes do governo informam que, nas próximas semanas, chuva pode retornar, afugentando estiagem

Publicado há

em

Foto: Reprodução

Nas próximas semanas, a chuva pode retornar ao Estado, afugentando a estiagem e impedindo o avanço de perdas na agricultura. É o que aponta o relatório técnico unificado da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e da Emater-RS sobre a estiagem e seus efeitos apresentado nesta quinta-feira (16/1), no Palácio Piratini, a representantes das federações das Associações de Municípios do RS (Famurs), dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag), das Cooperativas Agropecuárias do Estado do RS (Fecoagro) e da Agricultura (Farsul).

O relatório, que será divulgado semanalmente, apresenta uma avaliação das condições meteorológicas de dezembro e da primeira quinzena de janeiro; situação atual das culturas de verão, olerícolas, frutíferas, pecuárias de corte e de leite; perdas computadas nos municípios que decretaram estado de emergência (até 16 de janeiro); e a previsão meteorológica de 16 a 22 de janeiro, além da tendência para o mês de fevereiro.

No próximo mês, a tendência é que a chuva volte para todo o Rio Grande do Sul, dentro da média histórica, mas ligeiramente abaixo do normal na Campanha e em áreas próximas à fronteira com o Uruguai. “Este novo cenário não indica um agravamento da situação, mesmo assim, o Estado continuará com as medidas anunciadas para aliviar os efeitos da estiagem”, assegurou o secretário em exercício da Agricultura, Luiz Fernando Rodriguez.

As principais ações do governo estadual são a contratação de empresas para a perfuração de 20 poços em áreas com extrema restrição hídrica e a realocação de recursos para o programa Troca Troca de Sementes, a fim de antecipar a semeadura de forrageiras.

Patrocínio

Desenvolvido por: