Como as baixas temperaturas registradas no sul do Brasil vão impactar significativamente no preço do tomate
Connect with us

Economia

Como as baixas temperaturas registradas no sul do Brasil vão impactar significativamente no preço do tomate

O reflexo para o consumidor será notável no preço do produto

Publicado há

em

Foto: Reprodução

O frio que se faz presente na região sul do Brasil vem aos poucos perdendo forças. Apenas um município gaúcho registrou temperaturas negativas durante a madrugada passada. Foi em Serafina Corrêa, onde os termômetros marcaram -6ºC. Na agricultura, o frio é importante para o cultivo de algumas frutas e verduras. Justamente em função das baixas temperaturas, o setor não registrou grandes perdas.

A exceção é o tomate, que não suporta temperaturas muito baixas, como ressalta Luis Bohn, Assistente Técnico Regional da EMATER.

“Não poderíamos dizer hoje que tivemos grandes perdas, podemos ter tido perdas apenas em alguns pontos localizados onde o agricultor arrisca um pouco mais, como por exemplo, tem gente que no litoral, planta tomate no inverno. Planta por uma questão de risco, tem anos que ganha e anos que perde, e este ano com certeza vai perder”.

Notícia Relacionada:
Mega-Sena acumulada realiza sorteio com prêmio de R$44 milhões nesta terça

O reflexo para o consumidor será notável no preço do produto, que em função da baixa oferta, vai ficar mais caro.

“Hoje o preço, que está há uns 45 dias assim, está fora da curva normal, está quase o dobro ao produtor. Pois tivemos grandes perdas de quase 40%, mas o preço compensa. Então o agricultor perde por um lado, mas compensa pelo o outro. Então ao consumidor, isso vai haver expressão no custo das hortaliças e frutas”.

Apesar de o frio vir aos poucos perdendo intensidade, o estado catarinense segue registrando temperaturas negativas. Em Urupema, na região da serra, fez -4,3ºC durante a última madrugada. Em Bom Jardim da Serra os termômetros alcançaram -3,3ºC e em Ponte Alta do Norte -1,8 ºC. Assim como no Rio Grande do Sul, no Paraná também só houve uma única cidade com temperatura negativa: -3ºC em São Mateus do Sul, na região sul do estado. (Gilberto Echauri | Band)

loading...
Patrocínio