Começa a Semana das Raquetes, com aulas gratuitas até esta quinta – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Esportes

Começa a Semana das Raquetes, com aulas gratuitas até esta quinta

Publicado há

em

Compartilhe 📣
  • 77
    Shares

Créditos da foto da notícia: Foto: Maria Emília Portella / Divulgação PMPA.

Os porto-alegrenses podem participar de aulas abertas gratuitas, para crianças e adultos, de tênis, beach tennis e squash, até as 16h deste sábado, 8, no Parque Moinhos de Vento (Parcão). É a Semana das Raquetes, a quarta do programa Mexatchê – Movimenta Porto Alegre, que começou na manhã deste sábado e segue até 16 de setembro em diversos locais da cidade.

Na abertura da programação, no Parque Moinhos de Vento, o público infantil aproveitou as quadras da Fundação Tênis. O professor Luiz Carlos Henke falou sobre o projeto. “A Fundação é um projeto social e esportivo que atua com crianças em situação de vulnerabilidade. Trabalhamos no desenvolvimento cognitivo, melhorando o rendimento escolar e, quando os meninos completam 16 anos, os encaminhamos para o ensino profissionalizante.”



Fundação Tênis – Atua no Brasil com nove núcleos, cinco em Porto Alegre. No bairro Chapéu do Sol, atende as crianças da região; na Fundação Pão dos Pobres, ensina meninos da Vila Isabel; no Parque Marinha do Brasil, trabalha com menores da Vila Cruzeiro; na PUC, para crianças da Vila Fátima e, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giudice, para meninos do bairro Humaitá. A professora Luciana Andreata explicou os benefícios deste esporte. “Trabalhamos para que as crianças levem atitudes positivas para as suas vidas. Elas iniciam de uma maneira e, ao longo do tempo, vão mudando o relacionamento e melhorando a convivência. Os mais introspectivos passam a interagir mais e, no final do ano, comparamos o rendimento escolar”, completou.

Squash – O presidente da Federação Gaúcha de Squash, Gabriel Viegas, falou sobre esta modalidade de esporte. “O squash foi considerado pela revista Forbes como um dos esportes mais saudáveis. Tem baixo índice de lesão e muitos benefícios. Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, do tônus muscular nas pernas e glúteos de crianças. Para adultos, ajuda principalmente na parte cardiorrespiratória e queima calórica”. Crianças podem iniciar no squash a partir dos 6 anos, com atividades lúdicas, e, a partir dos 10 anos, como esporte. Porto Alegre teve um boom de squash na década de 1980 e depois foi registrada uma queda. Desde 2016, a Federação Gaúcha trabalha para ampliar o número de praticantes na Capital, que atualmente é de aproximadamente 200 pessoas.

O squash é praticado por dois jogadores (ou quatro jogadores para disputa de duplas) com raquetes e uma pequena bola de borracha oca preta em uma quadra/campo fechada por quatro paredes, sendo a traseira de vidro. Nas competições de profissionais, as quatro paredes são de vidro e a bola é branca. Quando a bola atinge a parede, ela é esmagada (em inglês, squashed), o que originou o nome do esporte. A prática começou na Inglaterra, no século XIX, e chegou ao Brasil em 1920. O esporte foi trazido por ingleses, que vieram em busca de ouro em Minas Gerais. A primeira quadra de squash no Brasil foi construída onde é hoje o Clube das Quintas, em Nova Lima (MG).




Beach tennis – Mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, o beach tennis, ou tênis de praia, surgiu a partir do frescobol. O beach tennis é jogado em piso de areia, mas possui algumas variantes. O green tennis, que é jogado em gramado, e o free tennis, jogado em outras superfícies. O esporte foi criado nas praias da cidade de Ravenna, litoral italiano do Adriático, no início da década de 90, como uma atividade recreativa, e rapidamente se espalhou mundo afora. A partir de 1996, com a introdução de algumas regras semelhantes ao tênis, começou a se profissionalizar.

Tênis – É uma das atividades físicas mais completas e exige muito esforço e dedicação do atleta. Traz uma série de benefícios para a saúde e para a mente. Também é opção para quem quer entrar em forma. Uma das principais vantagens do esporte é que, durante a aula ou o treino, o atleta trabalha todo o corpo.

Programa Mexatchê – Movimenta Porto Alegre – A iniciativa é da prefeitura, por meio da Diretoria de Esporte Recreação e Lazer da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, em parceria com as secretarias municipais da Saúde e Educação, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Sistema Fecomércio- Sesc/RS e federações, clubes e entidades esportivas. A ideia é promover a saúde, educação e inserção social, com uma significativa melhora na qualidade de vida dos cidadãos.

Histórico – O programa foi lançado em 24 de março deste ano, na orla do bairro Ipanema, em comemoração ao aniversário da Capital. No evento, também ocorreu a abertura da Semana das Águas, voltada aos esportes aquáticos. A ação está sendo desenvolvida ao longo do ano, com diversas semanas esportivas. A Semana das Águas incluiu demonstração de modalidades aquáticas como canoismo, vela, natação, mergulho, remo, kitesurf, stand up, entre outras. O Campeonato Sul Brasileiro de Hobbie Cat 14’ e 16’, promovido pelo Clube Veleiros do Sul, também integrou a programação. Em abril, ocorreu a Semana das Lutas; com atividades de judô, capoeira, muay thai e jiu-jitsu. Em junho, foi a vez da Semana das Rodas. Rollerblade, patinação, campeonato de skate, kart, ciclismo, aulas abertas de hóquei fizeram parte da programação. Neste sábado, 8 de setembro, começou a Semana das Raquetes e, em outubro, será realizada a Semana Fitness, com ginástica e danças.

Confira a programação completa aqui:




Compartilhe 📣
  • 77
    Shares
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio