Começa 3ª etapa da revitalização do telhado do Terminal Triângulo – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Notícias

Começa 3ª etapa da revitalização do telhado do Terminal Triângulo

Prefeito vistoriou obras e conversou com usuários da estação da Zona Norte

Publicado há

em

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Teve início nesta quarta-feira, 21, a terceira etapa da revitalização do telhado e da iluminação do Terminal Triângulo, na Zona Norte de Porto Alegre. A reforma foi viabilizada por meio de parceria da prefeitura com o Grupo Zaffari e começou no dia 13 de junho. O local estava com a cobertura danificada desde 2014, em consequência de um temporal. O Triângulo é considerado o mais importante terminal da cidade, onde transitam diariamente cerca de 35 mil pessoas e 950 ônibus da rede de transporte coletivo da Região Metropolitana.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior e o Grupo Zaffari vistoriaram a estação na manhã desta quarta-feira. Estão concluídas duas fases e outras duas já estão em andamento. No total, serão 15 etapas, com serviços de remoção de telhas metálicas e policarbonato, lavagem, recuperação e pintura das estruturas metálicas, e instalação de telhas metálicas. O término é previsto para novembro.

A obra ficou parada porque a empresa responsável inicialmente desistiu do serviço, com medo de não ser paga pela antiga administração. “Buscamos uma alternativa de contrapartida que não precisa de licitação, o que agiliza o empreendimento e traz o menor transtorno possível a quem circula no local”, afirma Marchezan.

Para o diretor do Grupo Zaffari Cláudio Zaffari, é um desafio para o poder público buscar parcerias na sociedade civil organizada que tragam contribuições importantes à Capital. “Os empreendedores precisam da sensação de pertencimento do local onde vivem para ajudar a transformar espaços públicos, como praças, parques, pontes e ruas. Isso tem a ver com a valorização do entorno e com a comunidade que ali está e que vai usufruir os empreendimentos por muitos anos”, ressalta.
[in_article]
O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, lembra que a revitalização ocorre sem paralisar o fluxo de ônibus e usuários. “Iniciamos a terceira fase cumprindo o objetivo de causar o menor impacto possível às pessoas que utilizam o terminal. É uma estação muito importante para a população e não poderia ser fechada totalmente”, avalia.

A visita técnica também teve o objetivo de ouvir sugestões da comunidade sobre o que melhorar durante a execução dos trechos. O prefeito parou para conversar com passageiros e ouviu algumas demandas.

Participaram também o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário; o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Fábio Berwanger Juliano; e o líder do Governo na Câmara Municipal, Mauro Pinheiro. (PMPA)

Patrocínio

Desenvolvido por: