Chuvas seguem com força na próxima semana no Rio Grande do Sul – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Tempo

Chuvas seguem com força na próxima semana no Rio Grande do Sul

Publicado há

em

Compartilhe 📣
  • 414
    Shares

Conforme boletim hidrometeorológico divulgado nesta sexta-feira (11), pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, a expectativa para a próxima semana é que as chuvas sigam presentes no Rio Grande do Sul. Um novo sistema de baixa pressão associado à umidade que vem da região Norte manterá as instabilidades e favorecerá a ocorrência de chuvas expressivas. Embora as chuvas ocorram em todo o estado, os volumes serão irregulares, variando entre 40 mm e 160 mm acumulados. O maior problema é que as chuvas tendem a serem intensas novamente nas áreas que já foram atingidas pelos elevados volumes desta última semana.

Condições observadas

A semana que passou foi marcada por muita chuva no Oeste e na região da Campanha por causa da combinação da umidade que os ventos em altitude trouxeram para o estado e a formação e passagem de uma frente fria. Os volumes variaram entre 180 mm e 300 mm em média, sendo que em alguns pontos o volume chegou próximo aos 400 mm acumulados. Já na faixa mais ao Leste e em áreas do Noroeste, os volumes foram bem menores (entre 10 mm e 30 mm acumulados). Também foram registrados temporais com rajadas de vento forte ao longo da semana.

Previsão




No sábado (12), o corredor de umidade da Amazônia e uma nova área de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina voltam a provocar chuvas em boa parte do estado. Na fronteira Oeste, o tempo fica fechado e com chuva a qualquer hora do dia, porém sem muita intensidade. Nas outras áreas o sol aparece e chove em forma de pancadas, podendo estas serem mais intensas no Norte gaúcho.

No domingo (13), os temporais voltam a se espalhar pelo RS podendo ter chuvas mais fortes nas áreas já atingidas pelos elevados volumes e também entre o Centro, Norte e Nordeste gaúcho (incluindo região serrana). Nos próximos dias a chuva perde intensidade e as temperaturas serão elevadas em todo o estado. Entre quarta (16) e quinta-feira (17), uma nova frente fria avança trazendo mais chuva.


Compartilhe 📣
  • 414
    Shares
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio