Cemitérios de Porto Alegre têm horário especial no Dia de Finados – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Cultura

Cemitérios de Porto Alegre têm horário especial no Dia de Finados

No cemitério São João, que tem 12,6 mil jazigos, estão programadas três missas.

Publicado há

em

Foto: Reprodução | DMLU

Créditos da foto da notícia: Foto: DMLU/PMPA.

A prefeitura de Porto Alegre preparou uma programação especial para facilitar a reverência ao Dia de Finados, neste sábado (02). Os cemitérios municipais Tristeza (rua Liberal, 19), São João (rua Ari Marinho, 297) e Belém Velho (rua Nossa Senhora do Rosário, 5.205) funcionarão com horários especiais, permanecendo abertos das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.

No São João, que é o maior cemitério municipal de Porto Alegre, com cerca de 12,6 mil jazigos, estão programadas três missas na área próxima à caixa d’água: às 8h30min, às 10h e às 16h. Além disso, os cemitérios privados oferecerão missas campais, procissões e outras atividades de celebração alusivas ao feriado, sob a coordenação da Asbrace (Associação Sulbrasileira de Cemitérios e Crematórios). Confira a programação.

Leia:
Michel Teló fará show gratuito no parque da Redenção

Com expectativa de receber cerca de 2 mil visitantes, a Smams (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade) intensificou os trabalhos de manutenção dos locais, com limpeza e pinturas de meio fios de calçadas, muros e túmulos, capina e roçada. Conforme o administrador dos três cemitérios municipais, Alexsandro Silva da Costa, mesmo com o clima chuvoso, os cemitérios estão recebendo maior atenção a fim de melhor receber o público.

Já a fiscalização da SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) estará presente nas imediações dos cemitérios da Capital. A equipe atuará das 8h às 17h com o objetivo de coibir o comércio irregular de flores e lanches, inclusive para evitar que essas atividades bloqueiem as vias de acesso de pedestres em áreas de grande movimentação. A BM (Brigada Militar) também estará de prontidão nesses locais.

Leia:
Porto Alegre recebe o maior festival de humor do País, o Risorama

Trânsito e transporte

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) preservará os acessos principais aos cemitérios a fim de auxiliar no trânsito de veículos e pedestres, que é de grande circulação neste período. Além disso, duas linhas especiais de transporte coletivo serão ativadas: a 297 – Cemitério/Especial, com saída da avenida Borges de Medeiros em direção à região dos cemitérios; e a 398.9 – Jardim da Paz/Finados, que sai da avenida Salgado Filho até a avenida João de Oliveira Remião. (O Sul)

Patrocínio