Carnaval de Rua leva 15 mil foliões à Praça Garibaldi – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Cultura

Carnaval de Rua leva 15 mil foliões à Praça Garibaldi

O secretário adjunto  da Cultura, Leonardo Maricato, comentou sobre o sucesso do evento, mesmo com a chuva.

Publicado há

em

Foto: Cesar Lopes/PMPA

Mesmo com chuva, o Carnaval de Rua de Porto Alegre levou mais de 15 mil pessoas à Praça Garibaldi no sábado, 10, local onde a apresentação dos blocos prossegue neste domingo, 11. Sábado, os foliões acompanharam o show dos blocos Maria do Bairro e Areal da Baronesa do Futuro, que comandaram a festa com muita energia, das 14h às 21h. O mau tempo fez com que a programação fosse alterada, transferindo a apresentação do bloco Panteras do Samba para este domingo, 10, quando também desfilam o Ziriguidum e Bloco do Isopor.

O secretário adjunto  da Cultura, Leonardo Maricato, comentou sobre o sucesso do evento, mesmo com a chuva.  “Apesar de um dia ranzinza e chuvoso, tivemos mais um dia em que as pessoas brincaram com tranquilidade, segurança e organização”.

Com uma estrutura montada com banheiros químicos, segurança privada, equipes de apoio e de limpeza, food trucks, UTIs móveis e caminhão-bar, o Carnaval de Rua  ocorreu sem nenhum tipo de incidente. O público, que foi chegando aos poucos no local, teve a companhia dos foliões do Maria do Bairro desde o começo da tarde. Um dos responsáveis pela retomada do Carnaval de Rua da Capital, o grupo tem 13 anos de atividade e fez uma festa bonita, tranquila e feliz, em que prestou uma homenagem a Sofia Veloso, abolicionista porto-alegrense do século XIX. O Maria do Bairro executou composições próprias, clássicos do rock brasileiro em versão samba e marchinhas clássicas de Carnaval, como “Cabeleira do Zezé”.

“Apesar da chuva, vocês estão mostrando que sabem curtir a vida, fazendo uma linda festa. Eu tenho muito orgulho em fazer parte do Carnaval de Rua de Porto Alegre”, declarou Paulo Gasparotto, celebridade e jornalista gaúcho e um dos autores do tema deste ano do Maria do Bairro. O público, que começava a se aglomerar em frente ao trio-elétrico, em diversos momentos contou com a presença das passistas do bloco, que deixaram o caminhão para se juntar aos foliões na pista. A alegria foi contagiante do início ao final.

Desfile – Com a interrupção da chuva, outras pessoas chegaram à Praça Garibaldi para se reunir em frente ao trio elétrico da Areal da Baronesa do Futuro. O grupo começou o seu aquecimento por volta das 18h30, em um trecho fechado da avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. “O Areal da Baronesa sente uma alegria enorme em participar do Carnaval de Rua de Porto Alegre, que tem história e sempre foi muito democrático”, anunciou Mestre Paulinho, um dos líderes do grupo, na abertura do bloco.

Com um grupo de passistas mirins à frente do caminhão de som com a bateria posicionada logo atrás, o Areal da Baronesa do Futuro encerrou o sábado levando uma verdadeira multidão até a Praça Henrique Luís Adessler, na esquina da avenida Aureliano de Figueiredo Pinto com a rua Baronesa do Gravataí. O bloco, que está em atividade desde 2003, tem as suas origens na escola Academia de Samba Integração do Areal da Baronesa e na comunidade quilombola localizada na divisa dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus.

Executando somente músicas conhecidíssimas do público, o Areal da Baronesa do Futuro comandou uma festa muito divertida, que foi sucesso absoluto. Todas as pessoas que compareceram à Praça Garibaldi, com a família com amigos, pularam e cantaram ao som de hinos absolutos do Carnaval brasileiro, como o samba-enredo “É Hoje”, imortalizado pela escola de samba União da Ilha do Governador, em 1982.

O Carnaval de Rua de Porto Alegre continua neste domingo, dia 10 de março, também na Praça Garibaldi. As atrações serão os grupos Panteras do Samba, Ziriguidum e Bloco do Isopor.

Programação

10 de março, domingo – Circuito Cidade Baixa 
Panteras do Samba, 12h – Concentração na Praça Garibaldi. Desfile das 13h às 15h.
Ziriguidum, 14h – Concentração na Praça Garibaldi. Desfile das 15h às 18h.
Bloco do Isopor, 17h – Concentração na Praça Garibaldi. Desfile das 18h às 21h.

16 de março, sábado

Circuito Centro Histórico 
Olha o Passarinho do Mario, 16h – Concentração na Casa de Cultura Mario Quintana. Desfile das 17h às 21h.

Circuito Orla
Bloco do Bartira, 14h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 15h às 18h.
Puxa Que É Peruca, 16h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 18h às 23h.

17 de março, domingo – Circuito Orla
Tem Tudo Para Dar Errado, 13h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 14h às 17h.
Os Dinobicos, 15h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 17h30 às 20h30.
Gonhas da Folia, 17h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 20h30 e 23h30.

23 de março, sábado – Circuito Orla  
Da Malvina, 12h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 13h às 16h.
Bloco Afrotchê e B Loukos, 15h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão do Parque Marinha do Brasil. Desfile da 16h às 19h.
As Cores da Cidade, 18h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 19h às 23h.

24 de março, domingo – Circuito Orla
Ai Que Saudade do Meu Ex, 9h – Concentração  na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 10h às 13h.
Do Guerreiro, 13h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 14h às 17h.
Filhos do Cumpadi Washington, 16h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 17h às 20h.
Império da Lã, 19h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 20h às 23h.

O Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019 tem patrocínio Skol, apoio do Grupo Austral e Opinião, promoção Impacto Vento Norte e realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Fonte: PMPA

Patrocínio

Para você

Patrocínio
Patrocínio