Carnaval de Blocos de Porto Alegre começa neste sábado – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Cultura

Carnaval de Blocos de Porto Alegre começa neste sábado

Publicado há

em




O Carnaval de Blocos de Porto Alegre inicia oficialmente, neste sábado, 27, e vai até o dia 18 de março. A primeira atração fica por conta dos blocos Panela do Samba e as Batucas, que se apresentarão a partir das 15h na avenida Edvaldo Pereira Paiva, com concentração próximo à pista de skate do Parque Marinha do Brasil.




Regido pelo Decreto 19.823, a ampla negociação conduzida pela prefeitura foi feita em conjunto com todos os blocos,  Ministério Público (MP),  Brigada Militar (BM), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu), Guarda Municipal e moradores, de julho a dezembro do ano passado. Cada bloco assinou um Termo de Colaboração e Compromisso (TCC), onde estão determinados contrapartidas de infraestrutura, como banheiros químicos, além de segurança privada e ambulâncias. O documento também determina locais e horários de concentração e dispersão. No bairro Cidade Baixa, as ruas por onde passarem os blocos serão lavadas logo após o encerramento dos desfiles.

Leia:
Netflix vai produzir Um Tira da Pesada 4 com Eddie Murphy

Para o representante da Associação Comunitária dos Moradores do bairro Cidade Baixa, Hermógenes Junior, “as tratativas para a realização do Carnaval de Blocos  ocorreram de forma democrática e respeitosa”. Destacou também a atuação  do Ministério Público, Escritório de Eventos, EPTC e da BM. “Queremos que o Carnaval de Blocos ocorra cada vez mais de maneira autônoma e sustentável”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos (SMDE). Para o diretor do Escritório de Eventos, Antônio Gornatti, “o Carnaval de Blocos se transformou em um atrativo turístico capaz de impulsionar a economia que gira em torno destes eventos”.




Carnaval nos bairros
Este ano, dez bairros de Porto Alegre terão desfiles de blocos fora do eixo Centro Histórico/Cidade Baixa. Os bairros Bom Jesus, Santana, Jardim Leopoldina,  IAPI, Glória, Restinga, Petrópolis e Bela Vista também receberão desfiles de blocos tradicionais, como o caso do Bloco da Laje, que este ano desfila no IAPI. Houve um aumento significativo no número de bairros onde ocorrerão desfiles, em comparação aos anos anteriores.

Leia:
Porto Alegre recebe o maior festival de humor do País, o Risorama

Além dos blocos de bairros, há ainda o carnaval dos Centros de Referência Institucional Participativos (CRIPs), onde as lideranças locais organizam carnavais comunitários, com financiamento de empresas da região.  ” A Secretaria Municipal de Cultura,  por meio da Coordenadoria da Descentralização da Cultura e junto a Secretaria Municipal de Relações Institucionais, está apoiando institucionalmente o Carnaval Comunitário através de captações de recursos junto aos incentivadores e apoiadores culturais das regiões”, destaca o coordenador da Descentralização da Cultura, Rômulo Ferreira Freitas.



Confira o calendário:

carnavaldeblocos




loading...
Patrocínio