Carnaval de Blocos de Porto Alegre começa neste sábado

Cultura

Carnaval de Blocos de Porto Alegre começa neste sábado




O Carnaval de Blocos de Porto Alegre inicia oficialmente, neste sábado, 27, e vai até o dia 18 de março. A primeira atração fica por conta dos blocos Panela do Samba e as Batucas, que se apresentarão a partir das 15h na avenida Edvaldo Pereira Paiva, com concentração próximo à pista de skate do Parque Marinha do Brasil.




Regido pelo Decreto 19.823, a ampla negociação conduzida pela prefeitura foi feita em conjunto com todos os blocos,  Ministério Público (MP),  Brigada Militar (BM), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu), Guarda Municipal e moradores, de julho a dezembro do ano passado. Cada bloco assinou um Termo de Colaboração e Compromisso (TCC), onde estão determinados contrapartidas de infraestrutura, como banheiros químicos, além de segurança privada e ambulâncias. O documento também determina locais e horários de concentração e dispersão. No bairro Cidade Baixa, as ruas por onde passarem os blocos serão lavadas logo após o encerramento dos desfiles.

Para o representante da Associação Comunitária dos Moradores do bairro Cidade Baixa, Hermógenes Junior, “as tratativas para a realização do Carnaval de Blocos  ocorreram de forma democrática e respeitosa”. Destacou também a atuação  do Ministério Público, Escritório de Eventos, EPTC e da BM. “Queremos que o Carnaval de Blocos ocorra cada vez mais de maneira autônoma e sustentável”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos (SMDE). Para o diretor do Escritório de Eventos, Antônio Gornatti, “o Carnaval de Blocos se transformou em um atrativo turístico capaz de impulsionar a economia que gira em torno destes eventos”.




Carnaval nos bairros
Este ano, dez bairros de Porto Alegre terão desfiles de blocos fora do eixo Centro Histórico/Cidade Baixa. Os bairros Bom Jesus, Santana, Jardim Leopoldina,  IAPI, Glória, Restinga, Petrópolis e Bela Vista também receberão desfiles de blocos tradicionais, como o caso do Bloco da Laje, que este ano desfila no IAPI. Houve um aumento significativo no número de bairros onde ocorrerão desfiles, em comparação aos anos anteriores.

Além dos blocos de bairros, há ainda o carnaval dos Centros de Referência Institucional Participativos (CRIPs), onde as lideranças locais organizam carnavais comunitários, com financiamento de empresas da região.  ” A Secretaria Municipal de Cultura,  por meio da Coordenadoria da Descentralização da Cultura e junto a Secretaria Municipal de Relações Institucionais, está apoiando institucionalmente o Carnaval Comunitário através de captações de recursos junto aos incentivadores e apoiadores culturais das regiões”, destaca o coordenador da Descentralização da Cultura, Rômulo Ferreira Freitas.



Confira o calendário:

carnavaldeblocos




loading...
Patrocínio
Patrocínio

Desenvolvido por: