Carnaval da Capital já começou neste sábado! Confira programação completa – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Cultura

Carnaval da Capital já começou neste sábado! Confira programação completa

Carnaval de Rua de Porto Alegre começou neste sábado

Publicado há

em

A programação do Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019 começa neste fim de semana, 23 e 24, no circuito Orla do Guaíba. Quatro blocos irão levar o samba para a avenida Edvaldo Pereira Paiva. Neste sábado, 23, a partir das 16h, apresentam-se o Cia do Trago e o Galo do Porto. Já no domingo, 24, a festa será com B Loukos e Gonhas da Folia. Ao todo, 25 blocos irão desfilar nos circuitos Orla, Centro Histórico e Cidade Baixa até 24 de março.

O secretário-adjunto da Cultura, Leonardo Maricato, observa que o circuito Orla reforçará ainda mais o reencontro do porto-alegrense com o Guaíba, cenário perfeito para momentos de alegria e diversão. “Desde 2015, eu vislumbrava a orla do Guaíba como local ideal para o Carnaval de rua. A área permite uma propagação sonora de qualidade, pois não existem barreiras. Além de estar distante de áreas residenciais, é um ótimo espaço para a concentração e dispersão dos foliões.”

Estrutura – O público que participar da folia na orla terá à disposição uma estrutura montada pela empresa promotora do Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019, Impacto Vento Norte Produções Técnicas. Os foliões contarão com banheiros químicos, segurança privada, brigadistas e equipes de apoio para fiscalização, espaço de concentração e dispersão com food park e pontos de iluminação e sonorização, além de duas UTIs móveis, caminhão-bar e carreta de trio elétrico com 14 metros de comprimento. “A Impacto Vento Norte está trabalhando muito para entregar um Carnaval de rua divertido, organizado e sustentável. Adotamos a nossa meta como slogan: vamos oferecer uma estrutura moderna e qualificada para os foliões”, comenta o proprietário da empresa, Ricardo Salomão.

Leia:
Consulta pública da concessão do Mercado recebe 84 contribuições

[in_article]

Alterações no trânsito – A avenida Edvaldo Pereira Paiva será bloqueada nos dois sentidos, a partir das 7h, sábado e domingo. Os agentes de fiscalização de trânsito da EPTC irão monitorar a circulação em toda a área do evento e informar os motoristas sobre a circulação na região.
Programação:

23 de fevereiro, sábado
Cia do Trago – 15h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 16h às 19h.

O bloco surgiu em 1998. Incentiva a amizade, o respeito, a união em prol do bem comum, da alegria, da paz, do amor, da igualdade total e absoluta. Compartilha a diversidade cultural, respeitando as características fundamentais de cada manifestação popular, sejam elas conservadoras, liberais, modernas, antigas, ou qualquer outra forma de pensar e agir.

Galo do Porto – 18h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão, Parque Marinha do Brasil. Desfile das 19h às 23h.

Um grupo de pernambucanos radicados em Porto Alegre, com saudades de casa, resolveu criar o Bloco em 2011. O nome foi livremente inspirado no mais tradicional dos blocos pernambucanos: o Galo da Madrugada, que agita as ruas de Recife desde o final dos anos 1970 e já foi considerado pelo livro dos recordes o maior bloco de Carnaval do mundo. No repertório, ritmos pernambucanos, com predominância do frevo.

Leia:
Hospital de Pronto Socorro tem nova diretora-geral

24 de fevereiro, domingo
B Loukos – 16h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 17h às 20h.

Fundado em 2012, o bloco surgiu em uma festa de aniversário de seu presidente, José Claudemir. Durante a festa, os convidados discutiram o Carnaval de Porto Alegre, defendendo a criação de um bloco para representar o bairro Bom Jesus.

Gonhas da Folia – 19h – Concentração na av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão, Parque Marinha do Brasil. Desfile das 20h às 23h.

Fundado em 2016, o bloco é oriundo das escolas de samba Garotos da Orgia e Acadêmicos da orgia. Criou força na cidade de Viamão, na comunidade do Beco dos Cunhas, na Parada 47. O nome vem do apelido de um jogador do time de futebol Associação Atlética Lisboa, o Cegonha. Nos jogos e treinos do time, surgiu a ideia de fundar o bloco.

Leia:
Erick Jacquin descobre que babá de seus filhos integrava quadrilha de roubo

[in_article]

Dicas para os foliões:
– Mantenha-se hidratado
– Bebidas alcoólicas somente para maiores de 18 anos e com moderação
– Aplique filtro solar e evite a exposição prolongada ao sol
– Use calçados confortáveis, como tênis
– Alimente-se bem
– Não aceite bebidas de estranhos
– Não consuma drogas ilícitas
– Proteja-se das doenças sexualmente transmissíveis usando camisinha
– Se precisar de ajuda, procure as equipes disponíveis nos eventos

Conecte-se com o Carnaval de Rua de Porto Alegre: 
Aplicativo – Os foliões contam agora com um aplicativo para conferir tudo sobre os blocos. Usuários do Android já podem baixar o app Carnaval de Rua POA no Google Play. O app estará disponível para usuários do iOS em breve.
Hotsite – O site também é um canal onde o público irá encontrar todas as informações sobre os eventos do Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019.
Facebook – Usuários do Facebook podem acessar a página da Secretaria Municipal da Cultura para informações sobre os eventos.
O Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019 tem o patrocínio da Skol, apoio do Grupo Austral e Opinião, promoção da Impacto Vento Norte e realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Leia mais:
Bairro Cristal terá Carnaval de Rua Comunitário neste domingo 

Patrocínio