Borboletas do Parque SaintHilaire são atração em trilha guiada
Connect with us

Meio Ambiente

Borboletas do Parque SaintHilaire são atração em trilha guiada

Grupo de cerca de 40 pessoas participou da primeira edição do projeto

Publicado há

em

Foto: Sérgio Louruz/SMAMS

Cerca de 40 pessoas participaram, na tarde desta segunda-feira, 17, da primeira edição do projeto Borboletas do Parque Saint’Hilaire. A atividade é resultado de parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) com o Laboratório de Ecologia de Insetos da Ufrgs.

Foi uma visita guiada por trilha sinalizada com placas, em que os participantes identificaram as espécies, conheceram a diversidade de borboletas da área e interagiram com a natureza.

O projeto se iniciou com a instalação de 26 placas contendo imagens de diversas espécies de borboletas identificadas no parque. Antes da trilha, os participantes ouviram a professora Helena Romanowski, da Ufrgs, sobre a ordem de insetos Lepidoptera, que inclui as borboletas e mariposas.

Os lepidópteros compõem a segunda maior diversidade de insetos do planeta. Seu ciclo de vida passa por uma metamorfose completa: ovo, lagarta, pupa e adulto.

Notícia Relacionada:
Desastre ambiental: manchas de óleo matam espécies em extinção no litoral do Nordeste

Gabriela Trentini, estudante de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, visitou o parque pela primeira vez nesta tarde, instigada pela proposta da atividade. “A preparação teórica, por meio da palestra da professora, antes da trilha, foi fundamental. Aprendi a diferença entre borboleta e mariposa e pude observar com maior consciência as diferentes espécies encontradas no parque”, disse ela.

O Parque Natural Saint’Hilaire localiza-se na avenida Senador Salgado Filho, 2785, parada 38, em Viamão.

Patrocínio