Bairros de Porto Alegre: Vila do IAPI
Connect with us

Bairros Poa

Bairros de Porto Alegre: Vila do IAPI

Berço do rock de Porto Alegre. Condomínio mais antigo do continente. Praças, árvores e hortas. Um lugar completo

Publicado há

em

Créditos da foto da notícia: Foto: Wikipedia.

Quem anda pela Zona Norte já ouviu falar, ja visitou, conhece alguém ou é de lá! Estamos falando do IAPI, a simpática vila do Passo D’areia.

Também conhecido como Vila dos Industriários, foi informalmente chamado de IAPI, em alusão ao antigo Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários, que financiou projetos de habitação popular em grandes cidades do Brasil e foi construída entre 1942 e 1954, durante os governos de Getúlio Vargas e a gestão do prefeito Ildo Meneghetti, para abrigar trabalhadores da indústria.

O projeto foi idealizado e sua construção acompanhada pelo engenheiro Edmundo Gardolinski. Muitos consideram o IAPI como o condomínio mais antigo do continente. O projeto visava propiciar aos trabalhadores um bairro só seu, e com toda infraestrutura, praças, prédios pequenos e sólidos, com pátios, hortas e muitas árvores. Um lugar completo

Leia:
Morto grita para sair de caixão e leva familiares às gargalhadas

A vila era também conhecida como a Liverpool de Porto Alegre, o rock serpenteava pelas ruas com suas ondas sonoras que animavam os jovens e incomodavam os mais velhos. Muitas bandas de garagem surgiram na região no famigerado anos 70. Sua moradora mais famosa foi Elis Regina, em frente ao apartamento em que morou a cantora, situa-se o Largo com seu nome, inaugurado em 2002, vinte anos após a sua morte.

Foi na vila que surgiu a escola de samba União da Vila do IAPI, que era um pequeno bloco que desfilava nas ruas do IAPI composto pelos seus fundadores e pela comunidade.

Mas para conhecer mesmo o IAPI, só visitando. Vale muito a pena caminhar pelas ruas da vila, parece que você esta em outra cidade.

loading...
Patrocínio