Avenida Ipiranga terá faixa prioritária de 900 metros para transporte coletivo – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Trânsito

Avenida Ipiranga terá faixa prioritária de 900 metros para transporte coletivo

Publicado a

em

Nos próximos dias será implementada uma faixa preferencial para o transporte coletivo na avenida Ipiranga. A faixa, que tem 900 metros, fica localizada no sentido Centro – bairro, da região da avenida Elias Cirne Lima até a avenida Antônio de Carvalho. No local, que vai receber sinalização azul, será prioritária a circulação de ônibus, da 16h às 20h. O tempo médio para percorrer os 900m, sem a faixa, nos horários de intenso movimento é de 12 minutos. A expectativa é que os ônibus percorram em três minutos o mesmo trecho nesses horários, conforme diagnóstico dos engenheiros de tráfego da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).




A medida faz parte do Programa de Priorização do Transporte Coletivo, que identificou os principais gargalos do trânsito da Capital. A redução prevista no tempo do deslocamento no trecho é de 70%. Diariamente, mais de 23 mil usuários de transporte coletivo usam as seis linhas que circulam na região. “A faixa também deve reduzir em 15% (9 minutos) o tempo médio de viagem de cada linha” explica o gerente de Planejamento de Transporte da EPTC, Flávio Tumelero Júnior.

Segundo o Artigo 184 do Código de Transito Brasileiro (CTB), a circulação na faixa ou via de tráfego exclusivo é considerada infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,27 e 7 pontos na CNH e previsão de recolhimento do veículo. (PMPA)

Patrocínio

Publicidade

Patrocínio

Oportunidade

AO LADO DA ENCOL

Patrocínio