Atenção: Saúde orienta sobre a utilização de fogos de artifício no Réveillon – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Variedades

Atenção: Saúde orienta sobre a utilização de fogos de artifício no Réveillon

As pessoas mais atingidas são homens, sendo que 40% das vítimas são menores de 18 anos.

Publicado há

em

Foto: Joel Vargas / PMPA

Com a chegada das comemorações de Ano-Novo, os fogos de artificio se tornam atração durantes as celebrações, mas também podem representar perigo para jovens e adultos se não forem usados com segurança. Aproveitando o período festivo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta quanto aos cuidados para evitar acidentes durante as festas de Réveillon.

Todos os anos, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre registra casos de queimaduras originários da falta de cuidado com o manuseio dos artefatos, representando 70% das ocorrências com fogos. Já lesões com lacerações representam 20% e amputações caracterizam 10% dos casos de acidentes com fogos de artifício. As pessoas mais atingidas são homens, sendo que 40% das vítimas são menores de 18 anos.

Segundo a enfermeira responsável pela ala de queimados do HPS, Cristina Correa, a adoção de medidas de segurança para o manuseio dos fogos de artifício e a regulamentação da venda dos produtos são de extrema importância para a redução da ocorrência de acidentes. Nos anos de 2017 e 2018, houve registro de sete e seis casos, respectivamente, entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro, representando uma queda em comparação a anos anteriores. “As campanhas de prevenção e a divulgação de informações pela mídia ajudam na diminuição da incidência desses acidentes”, afirma Cristina.

Em casos de acidentes em Porto Alegre, a vítima deve ser levada imediatamente ao Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bom Fim) ou ao Hospital Cristo Redentor (rua Domingos Rubbo, 20, bairro Cristo Redentor).

Cuidados e dicas importantes:

  • Armazenar os fogos em local frio e seco, longe do alcance de crianças.
  • Designar o manuseio dos fogos a adultos, jamais a crianças ou adolescentes.
  • Nunca manejar fogos durante ou após consumo de bebida alcoólica.
  • Não segurar os fogos de artifício com as mãos ou transportar nos bolsos.
  • Nunca tentar acender os fogos que falharem.
  • Não acender fogos em recipientes de metal ou vidro.
  • Disparar os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, em direção contrária a pessoas próximas, certificando-se de que não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.
  • Ter sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados ou aqueles que falharem, para não haver riscos de novas explosões.
  • Em caso de show pirotécnico, contratar profissional especializado.

(PMPA)

loading...
Patrocínio

Desenvolvido por: