Aproveite o final do calor neste lugar maravilhoso: Roteiro Vale do Paraíso – Morro Azul – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Variedades

Aproveite o final do calor neste lugar maravilhoso: Roteiro Vale do Paraíso – Morro Azul

Cascatas, lagoa e passeios no campo são opções no Litoral Norte do RS. Quedas d’água são mais procuradas por visitantes durante o verão.

Publicado há

em

Prefeitura Três Cachoeiras/Divulgação
Compartilhe 📣
  • 569
    Shares

Localizado a cerca de 25 quilômetros de Torres, Três Cachoeiras é um dos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul que, sem acesso ao mar, resolveu apostar no verde das matas nativas, nas águas límpidas de rios e lagos e na cultura colonial para atrair visitantes. A cidade é um dos principais destinos de ecoturismo e turismo rural da região.

Nos meses de verão, os locais mais procurados pelos visitantes são as cachoeiras que dão nome ao município. Duas delas, na verdade: o Poço das Andorinhas e o Poço dos Morcegos. Ambas ficam na localidade do Alto Rio do Terra, a cerca de 19 quilômetros da cidade, e a pouco mais de 100 metros de distância uma da outra, separadas por uma trilha.

Um destaque no Turismo de Três Cachoeiras é o Roteiro Vale do Paraíso. Trata-se de um roteiro de Turismo Rural instalado junto à comunidade do Morro Azul. Neste roteiro é possível constatar um cenário típico de interior com visíveis traços do processo de colonização que se instalou na região há quase dois séculos. A região é caracterizada por elementos de cultura italiana e alemã. Na arquitetura das casas e no estilo de vida dos remanescentes é possível conferir esta riqueza deixada como herança.

Para desfrutar destes tesouros da natureza é possível agendar numa das casas da região um Café Rural com pratos típicos da região somando a degustação com roteiros em trilhas por entre as matas que ao longo do trecho desvelam encantadoras cascatas.

A área das cachoeiras fica nas escarpas de basalto da Serra Geral, no limite com a Planície Costeira do Rio Grande do Sul. O caminho é percorrido por uma estrada de chão batido, ao longo da qual o visitante pode apreciar a beleza da mata nativa e de pequenas propriedades rurais. No fim do trecho, o visitante encontrará a trilha que leva às cachoeiras. Aberta, ela não oferece grandes dificuldades para os aventureiros.

A primeira parada é o Poço das Andorinhas. Com cerca de 3,5 metros de altura, a queda d’água forma uma piscina natural com águas cristalinas em meio às pedras e ao verde das árvores, ideal para um banho refrescante. Subindo um pouco mais o visitante chega até o Poço dos Morcegos, onde a principal atração é uma espécie de tobogã natural formado pelas rochas.

> Gisele Lumertz

Fone: (51) 3664 9091 / 9151 3968

> Dona Cenira ? Recanto dos Boff

Fone: (51) 9697 1646

> Nelson (Alambique)

Fone: (51) 9865 2592

> Dona Zilá Maggi

Fone: (51) 3664 9078 / 9995 4973

> Margarete (Artesanato Par. Artes)

Fone: (51) 3664 9057

> Dona Zilda (Pousada)

Fone: (51) 3664 9027 / 9219 5298

E-mail: pmtc.gabinete.terra.com.br; [email protected];

Site: http://www.trescachoeiras.rs.gov.br/index.php/turismo

Horário: Somente com agendamento.

Abrangência: Estadual


Compartilhe 📣
  • 569
    Shares
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio