Alerta | Após temperatura de até 40°C, tempestade que causou estragos no interior deve chegar a Região Metropolitana

Tempo

Alerta | Após temperatura de até 40°C, tempestade que causou estragos no interior deve chegar a Região Metropolitana

Alerta: Calor de 40 graus deve anteceder tempestade que causou estragos no interior do RS
Foto: Brayan Martins / PMPA

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para risco de temporal potencial para as Regiões da Campanha, Sul e Fronteira Oeste. Chuva e vento forte já foram registradas em várias partes do Estado, nesta segunda-feira, com o registro de estragos em algumas cidades.

O balanço inicial apontou cerca de 80 casas destelhadas até a noite de hoje. Em Uruguaiana, a chuva somou 46 milímetros em três horas e causou alagamentos em pontos isolados.

Antes do temporal, o MetSul alerta para temperaturas de até 40°C nesta terça-feira, primeiro dia de outubro. Máximas acima de 35°C na maioria das regiões e marcas ao redor de 40°C em algumas como a Grande Porto Alegre.

Área sob alerta:

Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Missões, Litoral Gaúcho

Na quarta (2), uma área de baixa pressão se forma no interior do continente e avança com nuvens bastante carregadas, gerando risco de temporais em quase todo o Rio Grande do Sul.

Apesar da chuva, não há uma queda considerável na temperatura, portanto, a atmosfera quente servirá de reforço para a chuva, que será acompanhada por trovoadas, ventos de até 90 kh/h e, até mesmo, granizo. Há risco de alagamentos e enchentes e a Região Metropolitana está inclusa na lista das regiçoes afetadas. À noite, a chuva forte deve atingir a Serra.

Na quinta-feira (3), a previsão é de que a chuva persista em todo o estado. Com o tempo instável, as temperaturas diminuem.

Instruções:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

*Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o mau tempo.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja em vídeo, a previsão da MetSul:

Patrocínio
Patrocínio

Desenvolvido por: