Ação educativa alerta sobre riscos do uso do celular na via
Connect with us
Consultoria do Sono

Notícias

Ação educativa alerta sobre riscos do uso do celular na via

Publicado a

em




Agentes de educação para o trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) iniciaram, na manhã desta segunda-feira, 6, uma campanha de orientação aos motoristas sobre os riscos de acidentes relacionados ao uso de celular ao volante. A ação, com distribuição de material informativo e performances com malabares, ocorreu no cruzamento da Ipiranga x Azenha, ponto de intensa circulação de veículos. As abordagens também foram direcionadas aos pedestres com foco no fone de ouvido, pela preocupação de atropelamentos em razão da distração nas travessias.
O instrutor de idiomas, Marcos Vilar, apoiou a iniciativa da EPTC. “Os carros e motos chegam rápidos junto aos pedestres. Muitos não respeitam o sinal vermelho. Com o fone de ouvido, então, os riscos de acidentes ficam bem maiores. A ação é importante para conscientizar sobre este problema”, disse. Para o Relações Públicas em Pesquisa de Mercado, André Pontes, as pessoas precisam ouvir o som das ruas. “Todos devemos estar atentos ao som das ruas, para evitarmos acidentes, atropelamentos. O celular ao volante e o fone de ouvido certamente são fatores de distração, abafam o barulho externo. E precisam ser evitados”. O consultor de empresas, Fernando Campello, que acompanhou a ação, afirmou que o celular deve ser usado no momento adequado. “Todos usamos celulares, mas devemos ser críticos sobre o momento adequado do uso dos aparelhos, ao volante, nem pensar”, concluiu.



Dirigir falando ao celular é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Artigo 252 VI, infração média, quatro pontos na carteira, multa de R$ 130,16. Pode ser infração gravíssima no caso do manuseio/digitação de celular, equivalente a sete pontos na carteira, multa de  R$ 293,47. A questão do celular ocupa o terceiro lugar no ranking de infrações em Porto Alegre, com 23.105 multas registradas no primeiro semestre deste ano. Excesso de velocidade lidera com 91.603 autuações, à frente de estacionamento em local proibido, 32.313. Os dados são da Equipe de Controle de Infrações (ECI) da EPTC.

O diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, afirma que as ações terão continuidade durante este mês. “Em julho, priorizamos as questões das motos, agora, em agosto, nosso foco nas atividades educativas serão  direcionadas para o uso do celular ao volante e também sobre a questão do fone de ouvido pelos pedestres na circulação da cidade, principalmente o público mais jovem, com riscos de atropelamentos. É um trabalho permanente da EPTC de conscientização para uma circulação mais segura, envolvendo condutores e pedestres. Felizmente Porto Alegre tem avançado nesta missão, com redução geral em acidentes, mortes e feridos no nosso trânsito”, observou.




O perigo da distração – A falta de atenção em razão do uso do celular é uma das mais perigosas, segundo o Instituto de Transportes e Tecnologia da Virgínia (VTTI), ligado ao National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), autoridade de trânsito americana. O risco de acidentes aumenta 23 vezes se o motorista enviar mensagens de texto ao dirigir. Quando o condutor atende uma ligação, a atividade cerebral ligada à direção reduz 37%. Para comprovar o perigo, um simulador de condução de automóveis foi desenvolvido pela Universidade de Ohio, em parceria com a divisão de pesquisas da Honda. A ferramenta calcula quanto tempo, e quantos metros, o motorista conduz o carro com o olhar e atenção no telefone.
Ler mensagens de texto
Tempo de desatenção = 2 segundos
Distância percorrida
60 quilômetros por hora: 34 metros
100 quilômetros por hora: 56 metros
Digitar números para fazer ligação
Tempo de desatenção = 2 segundos
Distância percorrida
60 quilômetros por hora: 34 metros
100 quilômetros por hora: 56 metros




Escrever mensagem de texto
Tempo de desatenção = 2,5 segundos
Distância percorrida
60 quilômetros por hora: 42 metros
100 quilômetros por hora: 69 metros
Próximas Ações 
Nesta quarta-feira, 8, das 9h às 10h, no cruzamento da Azenha com Ipiranga, Dia Internacional do Pedestre, a equipe de Educação para Mobilidade da EPTC alerta para os riscos do uso do celular na via. Na sexta-feira, 10, na Estação Rodoviária, operação Viagem Segura Dia dos Pais, em parceria com DetranRS, Lions Club International, Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Polícia Rodoviária Federal.  (PMPS)




Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio