Acampamento Farroupilha chega ao fim com público acima da média – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Cultura

Acampamento Farroupilha chega ao fim com público acima da média

Mais de um milhão de pessoas circularam pelo Parque Harmonia, em Porto Alegre, durante os 15 dias de evento

Publicado há

em

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A edição de 2019 do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, chegou ao fim neste domingo (22) com mais de 1 milhão de visitantes, conforme balanço divulgado pelo MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), organizador do evento que ocupou o Parque da Harmonia (Centro Histórico) desde o dia 7 deste mês. Ainda segundo a entidade, o volume de público superou o do ano passado.

“Os dias de maior presença foram nos ensolarados finais de semana”, informou o presidente do MTG, Nairo Callegaro. “Foi o ano da retomada, saímos muito satisfeitos. O trabalho dos piquetes e da comissão organizadora foram exemplares, inclusive com dois dias a mais de evento. As finanças também terminaram com saldo positivo, cobrindo uma dívida remanescente de 2018.”

Leia:
Camila Pitanga está namorando uma mulher, diz jornal

No segmento campeiro, o Acampamento apresentou novidades, como a parceria entre o Movimento e um núcelo da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos), que trouxe de forma inédita no evento uma exposição e provas de campereada e paleteada, além de um rodeio com mais de 400 laçadores e 30 ginetes, apresentação de laço inclusivo e práticas de bem-estar animal.

Organizado com o apoio da prefeitura de Porto Alegre e financiamento da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), o Acampamento também manteve a tradição de proporcionar uma série de eventos musicais, folclóricos e culinários, dentre outros. Tudo isso dividido entre 354 galpões, palco principal e unidades temporárias de veículos de comunicação, órgãos de segurança pública e outros setores.

Leia:
Cemitérios de Porto Alegre têm horário especial no Dia de Finados

Outro destaque foi a Chama Crioula, guardada até a noite de sexta-feira, feriado de 20 de Setembro, data em que se comemora o aniversário da Revolução Farroupilha (1835-1945). Não menos importante foi o tradicional Desfile do Dia do Gaúcho, também na sexta-feira, com a participação de 3 mil cavaleiros de 57 entidades na avenida Beira-Rio.

Também merece registro especial o projeto “Ciranda Escolar”, que recebeu mais de 15 mil alunos de instituições de ensino públicas e particulares da capital gaúcha e Região Metropolitana. As turmas eram recebidas no centro de eventos Casa do Gaúcho, dentro do Parque da Harmonia, com apresentações culturais de dança, teatro, música e jogos de perguntas sobre o folclorista Paixão Côrtes (1927-2018), o grande homenageado dessa edição do evento.

Leia:
Glenda Kozlowski quebra o silêncio e fala sobre saída da Globo

Em um dessas ocasiões (nos dias 16 e 17), uma parceria com os piquetes instalados no Acampamento promoveu o “Cirandão”, evento que ofereceu, de forma gratuita, um almoço campeiro para mais de 800 crianças vinculadas a diversas instituições.

O Acampamento Farroupilha de 2019 em Porto Alegre contou com os seguintes patrocinadores: Itaipava, Ajinomoto, Borrússia, ESL Distribuidora, erva mate Barão, o Boticário, Bauducco, Atacadão, Termolar, App 99, Fox fotografias, Pralana, Beretta. (O Sul)

Patrocínio