13 fatos curiosos que você (talvez) não sabia sobre Porto Alegre – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Variedades

13 fatos curiosos que você (talvez) não sabia sobre Porto Alegre

Fundada em 1772, A capital dos gaúchos reserva inúmeras histórias e curiosidades desconhecidas ou esquecidas pelos que passam com os olhos distraídos em seus smartphones.

Publicado há

em

Compartilhe 📣
  • 5.6K
    Shares

Créditos da foto da notícia: Foto: Jefferson Bernardes/PMPA.

Fundada em 1772, A capital dos gaúchos reserva inúmeras histórias e curiosidades desconhecidas ou esquecidas pelos que passam com os olhos distraídos em seus smartphones. Mas hoje, com a internet, podemos garantir que a história chegue para as novas gerações e que esses fatos históricos e curiosos da cidade se mantenham vivos na memória dos porto-alegrenses.
Entre tantas histórias, separamos 13 curiosidades que você (talvez) não sabia sobre Porto Alegre!

Segue a lista:

1. O Mercado Público de Porto Alegre sofreu 4 grandes incêndios desde que foi inaugurado, em 1890.

2. A estátua de bronze de um gaúcho típico, o Monumento ao Laçador, é um dos símbolo de Porto Alegre. Mede 4,45 metros e foi esculpida pelo pelotense Antonio Caringi. Foi inaugurada em 1954.

3. O Teatro São Pedro é considerado o teatro com a melhor acústica da América do Sul.

4. A Lagoa dos Patos, a maior do mundo (área equivalente a 11 mil k m2, cerca de 8 vezes o tamanho de toda a cidade de São Paulo), foi formada por 4 grandes oscilações do nível do mar, ocorridas entre 400 mil e 5 mil anos atrás. A lagoa é um viveiro de mais de 100 espécies de peixes e camarões, incontáveis répteis, insetos e microorganismos. Padres jesuítas chegaram à região antes dos colonizadores portugueses, em busca de um porto para escoar as riquezas produzidas na região das chamadas Missões. Os religiosos pediram ao rei de Portugal que lhes perpetuasse a posse do que chamavam de “pequenina lagoa de criar patos”. Mal-informado, o soberano chegou a concordar. Contudo, retomou seus direitos sobre o lugar ao saber que tinha sido enganado.

5. – A Pepsi Cola iniciou suas atividades no Brasil na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul no dia 03 de março de 1953, quando foi inaugurada a primeira fábrica.

6 – Porto Alegre tem uma das Ruas Mais Bonitas do Mundo

A Rua Gonçalo de Carvalho, entre os bairros de Floresta e Independência, ganhou o apelido de Rua Mais Bonita do Mundo e não foi por menos. Toda a sua extensão é coberta por imensas árvores, todas bem cuidadas e com um serviço de arborização exclusivo. Em 2006, a via foi decretada como um Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município.

7 – Casa de Cultura Mário Quintana era o Hisórico Hotel Majestic

O prédio onde hoje funciona a Casa de Cultura Mário Quintana, até os anos 80 era um hotel histórico. O Hotel Majestic foi construído entre 1918 e 1933, sendo o primeiro prédio de cimento armado de Porto Alegre. A sua estrutura era considerada ousada para a época e atraiu bastante a atenção de moradores e turistas que chegavam por aqui. No final da década de 70 até o início dos anos 80 houve uma conturbada briga entre populares, governo e iniciativa privada para que o prédio não fosse demolido, já que se tratava de uma obra única e histórica.

8 – Gasômetro era uma Usina de carvão

Um bonito prédio que fica na região da Volta do Gasômetro – justamente por esse motivo o nome do local -, funcionava uma antiga usina de carvão mineral e que era responsável pela geração de energia elétrica em Porto Alegre. A antiga Companhia Brasil de Força Elétrica era uma subsidiária da americana Eletric, Bond & Share Co., sendo implantada na capital gaúcha em 1928 e permanecendo até 1954.

9. Você sabia que antes de ser batizada de Porto Alegre, a cidade foi chamada de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais?

10. O maior e mais populoso bairro da cidade é o Rubem Berta, com mais de 80 mil habitantes. São também bastante populosos os bairros de Sarandi, Restinga, Partenon, Santa Tereza, Petrópolis, Vila Nova e Centro.

11. Porto Alegre é ao lado de Curitiba, Goiânia, João Pessoa e Campo Grande uma das capitais mais verdes do Brasil.

12. A menor temperatura já registrada na capital gaúcha foi -4º em 11 de julho de 1918. Não fez tanto frio, mas chegou a nevar em 24 de agosto de 1984.

13- Chama crioula é acesa quase um mês antes

Tradição que marca o período das celebrações farroupilha há 70 anos, a chama crioulaqueima durante os 13 dias de acampamento, de 7 a 20 de setembro. Porém, ela é acesa com bastante tempo de antecedência, sempre em um município diferente do interior do Rio Grande do Sul. Em 2018, ela foi conflagrada no dia 12 de agosto, em Iraí, na região do Alto Uruguai, de onde começou sua peregrinação, a cavalo, até Porto Alegre.


Compartilhe 📣
  • 5.6K
    Shares
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio